sexta-feira, 4 de abril de 2014

Subestação Ferroviária de Olho D'água do Casado/AL


Foto 1:Antiga Maria Fumaça- Fonte: Secretaria de Cultura
A estrada de ferro de D. Pedro II teve sua construção iniciada em 05 de julho de 1879. Os primeiros 28 km, trecho de Piranhas à subestação de Olho D'água do Casado, foram abertos ao tráfego em 25 de fevereiro de 1881.

Transportes- de 1887 à 1964 o trem era o meio de transporte da população e das mercadorias desse município para as cidades vizinhas de Piranhas/AL, Delmiro Gouveia/AL (Pedra) e Jatobá/PE. O trem realizava algumas paradas. No seu itinerário, depois da estação de Piranhas, o trem parava na cidade de Olho D'água do Casado, onde subiam, nos carros de passageiros, os vendedores de caju, castanha assada, café, bolos, broas, malcasadas, tapiocas e doces, dentre outras guloseimas. Em seguida, ele parava na estação do Talhado, onde demorada muito pouco, parando, assim, em Delmiro Gouveia, seguindo sua viagem até Petrolândia. Nesse caminho, parava, ainda, nas estações de volta, Quixaba e Sinimbu. Infelizmente, o Decreto-Lei para desativar a estrada de ferro chegou em 1964, por meio do Ministro do Trabalho Juarez Távora, no governo do presidentes Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco (1964-1967). 


Foto 2: Antiga Maria Fumaça em frente da Estação Ferroviária





- Fonte: Petrônio


Sem dúvidas, essa decisão, tomada pelo governo, provocou um grande choque na região. Consistiu numa época difícil, onde as pessoas conviviam no desespero e sofrimento. Era, em fim, uma oportunidade já vivida do trabalho que se esvaía. Esse período de turbulência durou de 1964 a 1968, quando, então, houve a retirada definitiva da grande quantidade de ferroviários. De fato, somente em 1971 foi retirado o último trilho, já poucos funcionários da via permanente e alguns maquinistas.

É relevante lembrarmos, hoje, daqueles que tanto se dedicaram aos trabalhos com a estrada de ferro, a exemplo de: Seu Afonso Fernandes, Joaquim de Sofia, Victor Gomes Barbosa, Antônio Balaio, Clodovio Brito, José Sandes, Manoel de Águida, entre outros. Vale-nos ressaltar, aqui, a importância do dia 25 de fevereiro de 1881, quando, então, corria o primeiro trem, ligando o baixo e ao médio São Francisco, bem como também, à Cachoeira de Paulo Afonso- BA, perfazendo 28km do primeiro trecho inaugurado, de Piranhas até Olho D'água do Casado-AL. Mas tarde essa estrada de ferro seria arrendada a "The Great Western of Brazil Raiway Limited". Existia paralelamente à época, os caminhões, gipes, carros de boi e animais de carga que serviam também como meio de transporte. 
Foto 3: Maquinistas, Comerciantes e Passageiros- Fonte: Secretaria de Cultura


Um fator preponderante na trajetória de transportes do município foi no setor viário, com a construção da Rodovia Altemar Dutra (famoso seresteiro que gostava muito de Piranhas, lá passando momentos de descanso), pavimentada ao longo de 18 km, ligando o nosso município ao de Piranhas, inaugurada no dia 2 de fevereiro de 1985, no governo de Divaldo Suruagy. É importante que se reconheça que essa obra foi o resultado da luta dos filhos de Piranhas, diante da desativação da estrada de ferro.

Fonte: PETRAUSKAS. Neusa Britto; FERREIRA. Jardel Britto (org). Fonte: Histórico do município de Olho D'água do Casado-AL, 2008.
Foto 4: Bomba que abastecia o trem- Fonte: Petrônio

Foto 5: Antiga Estação Ferroviária Olhos Dágua- Fonte: Petrônio


     
Foto 7: Vista da antiga Estação Ferroviária "Olhos D'água", dentro do complexo ferroviário Victor Gomes Barbosa, reformada e ampliada na gestão "Governo da Participação", tendo a frente o Prefeito Wellinghton Damasceno Freitas (Xepa), em Olho D'água do Casado- 2005.

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